Quem são os Shipibos da selva peruana?

Introdução

Batizamos esta empreitada de Expedição Curare, cuja etimologia remonta ao latim “CUIDAR”. Curare é também o nome de um composto natural com poder anestésico muito utilizado para lubrificar as flechas indígenas antes da caça. Apesar de ser um veneno mortal se mal utilizado, em nosso caso “curare” tem o sentido de aliviar o sofrimento nas comunidades que visitaremos. A Expedição Curare é composta por médicos, dentistas e enfermeiros dispostos a ajudar no socorro imediato destes povos, mas também a desenvolver um plano de médio e longo prazo para o cuidado integral das comunidades.

Os Shipibos

Os Shipibo Konibo pertencem à cultura e ao grupo linguístico Pano e representam uma das 12 etnias indígenas peruanas. Eram divididos em três povos distintos:

  • Shipibo = Homem Macaco
  • Konibo = Enguia ou homem peixe
  • Shetebo = (sem tradução satisfatória) Os Shipibos foram sistematicamente acossados por seringueiros na Amazônia Acreana, o que os levou a se realocarem, expandindo a distribuição destas tribos na Amazônia Peruana. O primeiro contato com os Shipibo ocorreu em 1683, através de missionários franciscanos espanhóis. Em 1685, eles estabeleceram uma missão, mas foram massacrados pelos índios. Logo em seguida, chegaram os jesuítas. Atualmente, eles são reconhecidos como um grupo étnico da Amazônia Peruana com aproximadamente 150 comunidades que vivem às margens do rio Ucayali.